quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Atendimento a vítimas de estupro aumentou 80% em cinco anos no PI



Somente este ano foram 408 atendimentos, 70% do total realizado em 2015 (Foto: Reprodução/TV Clube)
Dados do Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvis) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) mostram que o atendimento a vítimas de violência sexual no Piauí aumentou mais de 80% nos últimos cinco anos.  Em 2011, por exemplo, foram 351 ocorrências e em 2015 o Samvis fez 644 atendimentos.

O número de casos é crescente. Somente este ano, foram contabilizadas 408 ocorrências, o que já representa cerca de 70% do que foi registrado em todo o ano passado. Quatro das vítimas foram alvo de estupro coletivo no estado só este ano
Andrea Nunes, supervisora do órgão, explica que estes números são reflexos da divulgação sobre os serviços e da conscientização em relação aos direitos dos cidadãos, mas alerta que ao mesmo tempo que as pessoas já sabem onde buscar atendimento, muitas vítimas ainda sentem vergonha de procurar o serviço.
De acordo com a supervisora os dados são alarmantes, mas há ainda as subnotificações, já qie muitos casos nem chegam a ser notificados. “Percebemos que na maioria das ocorrências o autor da violência é algum familiar como pais e padrastos, isso faz com que a vítima fique envergonhada, constrangida, com medo e não procure atendimento”, explicou.
Andrea Nunes disse ainda que a população tem que entender que a porta de entrada para o atendimento não é apenas a delegacia. “As vítimas precisam entender que a polícia só precisa ser acionada quando ela quiser denunciar o agressor. Para ser apenas atendida, elas podem procurar o Samvis”,  alertou.
Ainda de acordo com o levantamento feito em 2015, aproximadamente 85% das vítimas são criança e jovens até 19 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário